COLUNA SAQUE

Postado: 19/11/2020 - 10:05

AXIOMÁTICO
Só mesmo um tolo para acreditar que as ameaças de morte à primeira vereadora negra eleita em Joinvile, Ana Lúcia Martins (PT), sejam um problema pontual. Seguem a mesma linha das fake news, da negação ao racismo e à homofobia, da invasão de terras indígenas e quilombolas, do desmatamento e incêndios na floresta e no pantanal. Neofascismo bolsonarista.

 

EMERGÊNCIA
As instituições, principalmente o Judiciário, precisam endurecer, urgentemente, contra grupos de extrema direita que insistem não apenas em fazer apologia, mas práticas neofascistas. Inaceitável a atitude do TSE, de usar negacionistas famosos na difusão de contrainformações, em propaganda de combate às fake news. Mau exemplo. Incentiva o arbítrio.

 

POTENTE
O discurso do presidente chinês, Xi Jinping, no Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em defesa da cooperação, do multilateralismo e da paz como meios para superação da Covid 19 e resolução dos grandes problemas mundiais, explica o porquê de o país asiático se consolidar cada vez mais como principal potência, enquanto os EUA encolhem.

 

DEMOCRACIA
As disputas em São Paulo com Boulos (PSOL), Recife com Marília Arraes (PT), Porto Alegre com Manuela D`Ávila (PCdoB) e, em nível estadual, Conquista com Zé Raimundo (PT) e Feira com Zé Neto (PT), entre outras cidades onde as forças progressistas avançaram, vai bem além do 2ª turno. Representam a esperança da democracia social contra o ultraliberalismo.

 

EXEMPLAR
Ao incluírem Lula no programa eleitoral gratuito, em São Paulo, Boulos e o PSOL reafirmam confiança na inocência do ex-presidente, condenado sem provas, no potencial eleitoral, e também reconhecem o valor do PT como partido de massa no campo progressista. Que o exemplo sirva para afastar vaidades e fortalecer a unidade das esquerdas para 2022.