Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

SAÚDE
A eleição municipal está fazendo muito bem à resistência democrática. Se a direita obteve mais cargos e a extrema direita foi a grande derrotada com Bolsonaro, as esquerdas reafirmam novas lideranças, além de criarem condições para a unidade do campo popular. Isso, independentemente do resultado das urnas neste domingo.  A democracia brilha.

 

PROTAGONISTAS
Ganhem ou percam, lideranças como Boulos (São Paulo), Manuela (Porto Alegre), Edmilson (Belém), Marília (Recife), Coser (Vitória) e tantos outros nomes progressistas que disputam o 2º turno neste domingo, devem assumir o protagonismo político em nível nacional. Inevitavelmente. Serão importantes no grande desafio da democracia na eleição de 2022.

 

QUEM?
O encontro do vice Mourão com grupo de empresários poderosos para barrar a ofensiva bolsonarista contra a China e reafirmar o país asiático como grande parceiro comercial do Brasil acontece poucos dias após os militares, como noticiado na mídia, terem enquadrado Bolsonaro. A ordem é evitar problemas para o governo. Corda curta. Finalmente, quem manda?

 

BASTA
Simplesmente ridículo. Próprio de um país em regime de exceção. A Lava Jato deflagrou a 78ª operação. Chega. Passou da hora de sepultá-la. O lavajatismo já cumpriu o sujo papel de tirar as forças progressistas do poder central no Brasil, desmontar a Petrobrás, o Estado e o parque industrial brasileiro, para atender os interesses dos EUA. Crime de alta traição.

 

GENIAL
Unanimidade com a bola nos pés, Maradona, que morreu na quarta-feira, aos 60 anos, pagou muito caro por ter assumido posições contrárias aos interesses do poder econômico e tomado partido em defesa dos oprimidos, da autodeterminação dos povos. E ainda agora, mesmo após a morte, continua sendo alvo de ataques da direita raivosa, dos falsos moralistas.

Relacionadas