Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

IMPUNIDADE
A cumplicidade das elites com os crimes, de toda a ordem, cometidos pelo presidente, comprova o golpe jurídico-parlamentar-midiático de 2016, dado sob o discurso de combate à corrupção. Pois bem, Bolsonaro corrompe não apenas o erário, mas acima de tudo a Constituição, a civilidade, a cidadania, os mínimos princípios humanísticos. E segue impune.

 

ANTICRISTO
Em clara alusão a Bolsonaro, o presidente da CNBB, Dom Walmor Azevedo, disse que o momento exige “o coro dos lúcidos para enfrentar desgovernos e politizações abomináveis”. Ótimo, mas a Igreja Católica precisa ser mais incisiva, pois o neofascismo bolsonarista nega valores básicos do cristianismo como fraternidade, solidariedade, amor ao próximo.

 

PATRÃO
A humilhante declaração de Sílvio Santos (SBT) para Bolsonaro - “Jamais ficaria contra qualquer decisão do meu patrão” - dimensiona a submissão da mídia comercial, sem exceção, não à figura do presidente, mas ao projeto ultraliberal. Quando se trata de cortar direitos e privatizar, como no desmonte do SUS, Globo, Estadão, Folha e companhia se unem ao capitão.

 

PROVIDÊNCIAS
O sistema de justiça precisa tomar uma atitude. Imediatamente. Já que o Parlamento, de maioria governista, é comparsa, cabe ao MPF e ao STF obrigarem o governo a vacinar a população, o mais rápido possível, e também impedirem Bolsonaro de continuar demonizando a vacina. A estupidez do presidente gera dúvida, tumultua, agrava a crise.

 

TOCAIA
Teste de fim de ano. O Natal menos mal, pois sempre foi uma cerimônia caseira, geralmente entre a família. A grande expectativa é com o Réveillon, que justamente por expressar a confraternização universal é uma festa marcada por muita gente e incontáveis abraços. Quem tem juízo terá de improvisar a comemoração, sem aglomeração. A Covid está na tocaia.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE