Home
>
Saques

COLUNA SAQUE


ENGALFINHAMENTO
Apesar dos esforços de setores mais à esquerda por candidato próprio, pelo menos na Câmara, a disputa pelas presidências da Casa e do Senado ocorrerá entre a extrema direita comprometida com a reeleição de Bolsonaro e a direita arrependida de Maia, Alcolumbre, Dória, Neto e outros. Forças que se engalfinham pela supremacia do campo conservador.

 

DECISIVAS
Embora não tenham as mínimas chances com candidatura própria, principalmente pela radicalização da disputa entre a direita e a extrema direita, as esquerdas têm o poder de definir as eleições na Câmara e no Senado. Vencem os candidatos que conseguirem mais apoio das forças progressistas. Portanto, se souberem negociar, a democracia agradece.

 

INIQUIDADE
Na prática, ao autorizar o acesso da defesa às conversas entre Moro e Dallagnol, na Lava Jato, o STF reconhece que Lula foi condenado e preso ilegalmente, em uma trama promíscua envolvendo o julgador e o acusador. No entanto, esse mesmo Supremo retarda o julgamento da suspeição do ex-juiz de Curitiba. O Judiciário dói. E como dói! Seletivamente..., claro.

 

INQUIETANTE
No alvo, a entrevista do escritor e cientista social Ailton Krenak à Carta Capital. Ele diz que os ataques à Constituição aumentaram muito nos últimos dois anos, mas já aconteciam antes. Que as desigualdades deixam mais de 70% das pessoas sem qualquer proteção social e que o capitalismo financeiro vai exterminar metade da população mundial. Pior é que tem lógica.

 

REALIDADE
Ao afirmar que o capitalismo vai exterminar metade da população mundial, o escritor Ailton Krenak não se refere a fuzilamento em massa ou coisa que valha. Nada disso. Na real, o extermínio já começou. Vide, por exemplo, as atitudes genocidas de Bolsonaro e Trump perante a pandemia, o corte de políticas públicas que levam milhões à morte, entre outros absurdos parecidos.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE