Home
>
Saques

COLUNA SAQUE


OXIGENAÇÃO
Com o início da vacinação, o Brasil respira. Literalmente. Porém, vai respirar bem melhor quando conseguir se livrar do neofascismo negacionista, tirar Bolsonaro do poder. Seja via impeachment, pois o presidente tem cometido sucessivos crimes de responsabilidade, ou pelas urnas, em 2022.  Os dois caminhos dependem de uma boa construção.

 

VITAL
Bolsonaro vai fazer de tudo para atrapalhar, mas o fato de a vacinação ter iniciado, mesmo com toda pirraça do Ministério da Saúde, já representa um passo importante para a imunização da sociedade. Destrava o processo. Tem grande valor simbólico. É o triunfo da vida, da solidariedade, da democracia sobre o neofascismo negacionista e bolsonarista.

 

INDIGNAÇÃO
“Jair Bolsonaro não é Trump, assim como não foi Mussolini ou Hitler, é uma desgraça brasileira”, diz o jornalista Mino Carta. A omissão irresponsável diante da pandemia, como no caso de Manaus e na sabotagem à vacinação, tem causado grande indignação nacional e o tema do impeachment volta com força à pauta política brasileira.

 

 DESEDUCAÇÃO
O surpreendente índice de 51% de abstenções no Enem, domingo, comprova o equívoco e irresponsabilidade do Ministério da Educação ao insistir na realização do exame. Sem falar que muitos dos que compareceram só foram para não perder a chance, mesmo assim morrendo de medo. É incrível o prazer de Bolsonaro em contrariar a vontade popular.

 

EXPECTATIVA
Joe Biden assume a presidência dos EUA nesta quarta-feira. Tomara que realmente faça um governo proativo contra o neofascismo negacionista, o que já criará dificuldades para Bolsonaro. Na economia, não se pode esperar nada que se oponha ao ultraliberalismo. Na política externa, os democratas sempre foram piores do que os republicanos.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE