Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

DÁ MEDO
Diante das barbaridades cometidas pelo presidente com a aquiescência das elites, sobram indagações. Bolsonaro estaria mesmo articulando um golpe para obter poderes absolutos? Por que desrespeita tanto a Constituição? Os decretos das armas visam realmente armar milícias e grupos paramilitares para fins golpistas? Os militares sabem e apoiam? Brasil, só incertezas e riscos.

 

É NOTÓRIO
O Brasil tem amargado sucessivas quebras da ordem constitucional. Vide o aval do STF à farsa do impeachment em 2016, as ameaças do general Villas Boas em 2018 para manter Lula preso e inelegível, a conivência das elites com os crimes da Lava Jato e tantas outras. O ultraliberalismo impôs ao Brasil um regime de exceção. Não admitir é ignorância ou cumplicidade.      

 

UM DESAFORO
Das duas, uma: ou é muito imbecil, o que é improvável, ou então se acha intocável, acima da lei, incapaz de ser alcançado pelos poderes da República. É o que se infere da ousadia do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) de, mesmo no centro do escândalo das rachadinhas, comprar uma mansão por R$ 6 milhões. Dizem que o valor real é mais do que o dobro.

 

UMA INDECÊNCIA
O ministro Kássio Nunes negou recurso da procuradora federal Paula Cristine Bellotti contra punição do CNMP por críticas a Bolsonaro na internet. Simples quebra de decoro. Mas, o Conselho Nacional do Ministério Público se omite diante dos graves crimes cometidos por Dallagnol, Paludo, Tessler e toda República de Curitiba. Infinitamente mais graves.

 

AGORA, JÁ
Brasil caminha para 2 mil mortes diárias por Covid e pode fechar março com mais de 300 mil. Na terça-feira foram 1.726. O colapso não está chegando. Já chegou. Não dá para a nação continuar omissa diante de uma tragédia que pode ser abreviada. As elites que se calam são genocidas tanto quanto Bolsonaro. É preciso um esforço nacional para dar um basta à necropolítica.

Relacionadas