Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

ENCOLHENDO
Bolsonaro está alucinado, pois vê a reeleição cada vez mais distante. Conforme o Datafolha, 50% dos brasileiros não acreditam no presidente e só 14% ainda confiam. É o eleitorado da extrema direita. Como ele tem 24% de aprovação, pelo menos 10% são apoiadores de conveniência, que podem abandoná-lo a qualquer hora. Como o Centrão. Por isso o discurso golpista.

PIORANDO
A declaração do presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), de que Bolsonaro tem responsabilidade, sim, em boa parte das mortes na pandemia, que se aproximam de 450 mil, antecipa a contundência do relatório e as consequências negativas para o presidente, nos planos político e eleitoral. Os ataques bolsonaristas só fazem agravar a situação.

INDEFENSÁVEL
Se a primeira e a segunda foram péssimas, a terceira semana da CPI da Covid promete ser arrasadora contra o governo e Bolsonaro. Entre os depoentes, dois ex-ministros do núcleo duro. Nesta terça-feira é a vez de Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e na quarta o tão esperado Eduardo Pazuello, da Saúde. Sem escapatória. Estão morrendo de medo.

GARUPA
Sempre inteligentemente irônico, o sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, foi certeiro: “A direita está na garupa do Bolsonaro, igual a esse palhaço desse véio da Havan”. Claro, se refere a Maia, Dória, Neto e companhia, que ajudaram a eleger o presidente e agora se dizem arrependidos, mas ficam em cima do muro. Eternos oportunistas.

MATANÇA
Até quando o mundo vai assistir, passivamente, se limitando a verbalizar protestos, mais um massacre de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza? É preciso dar um basta, imediatamente. Muitas mortes de civis, crianças, velhos e mulheres. E a mídia nativa, como a Globo, chama de “conflito”, hipocritamente. Terrorismo de Estado, matança, isso sim.

Relacionadas