Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

PARA DESARMAR

Cada vez mais, políticos, lideranças de esquerda e de centro, jornalistas e cientistas sociais acreditam estar em curso um golpe e que o pretexto a ser usado será a não aceitação do resultado das urnas, sob alegação de fraude. Por isso mesmo, muita gente passa a achar prudente aprovar o comprovante de votação por urna eletrônica, para desarmar a trama da extrema direita.  


O PRINCIPAL

Poucos dias após a mídia noticiar que na eleição de 2022 o PT vai priorizar nos estados os candidatos a governador mais competitivos, Lula afirma que só disputa a corrida presidencial com o apoio de ampla aliança com o centro. Bom, para os puristas e idealistas, o recado está dado. Unidade nacional para derrotar o neofascismo bolsonarista. É o que importa neste momento.

 

BEM ARRISCADO

Claro, já era esperado, principalmente depois daquela visita de Bolsonaro a Fux. Mas, também não custa nada repetir que é um absurdo o STF referendar a estupidez bolsonarista de sediar a Copa América, em um momento de recrudescimento da pandemia no Brasil, com quase meio milhão de mortos. Foi uma decisão política arriscada, com consequências imprevisíveis.

 

EM XEQUE-MATE

Coerente, o comentário do governador do Maranhão, Flávio Dino, sobre a ameaça de Bolsonaro de decretar o fim da máscara para quem já foi vacinado. “O barco afundou no meio do oceano. Você está com colete salva-vidas. O comandante diz que tem um “parecer” orientando que todos tirem o colete. Alguém obedeceria?”. Boa pergunta para o presidente, que está náufrago.

 

UMA INJUSTIÇA

A decisão do STF, de reconhecer a obrigação de o poder público indenizar o fotógrafo Alex Silveira, que perdeu um olho com bala de borracha quando cobria um protesto em 2000, São Paulo, é mais um exemplo objetivo da precarização do Estado democrático de direito no Brasil. São 21 anos de espera! Justiça que tarda é injustiça. Muito longe da cidadania. Infelizmente.
 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE