Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

TOGADO
Na mídia independente, entre políticos da oposição, sindicatos, enfim em diferentes grupos sociais comprometidos com a causa democrática, prevalece a idéia de que não há risco de golpe no Brasil. Geralmente, a tendência é associar ato golpista só à intervenção militar. O impeachment em 2016 e a prisão ilegal de Lula em 2018 foram dois golpes. Toga em vez de fuzil.

 

FALSIDADE
As forças progressistas não podem dar o menor descuido. A democracia continua correndo sério risco no Brasil. Menos pelo delírio de intervenção militar de Bolsonaro e mais pelo compromisso de muitos que hoje se dizem oposição ao neofascismo bolsonarista, mas não hesitarão em recorrer aos meios mais espúrios possíveis para evitar a volta da democracia social.


 
EXEMPLAR
Enquanto o Centrão se divide sobre a continuidade do apoio a Bolsonaro e boa parte do grupo já não vê qualquer chance de reeleição do presidente, cada vez mais desgastado e rejeitado, Lula costura novas alianças e consolida liderança absoluta no Nordeste, principal pólo de resistência ao neofascismo bolsonarista. Força nordestina pela democracia. Retada de boa.


 
PECULATO
A situação do senador Flávio Bolsonaro pode se complicar muito a partir de terça-feira, caso a 2ª Turma do STF derrube o foro privilegiado no escândalo das rachadinhas, ou seja, crime de peculato, quando ele era deputado estadual pelo Rio. A decisão está com os ministros Kássio, Lewandowski, Gilmar e Fachin. O resultado é imprevisível.


 
ESCURIDÃO
Crescem as especulações e previsões de especialistas, jornalistas e políticos sobre o risco de o Brasil enfrentar, de novo, racionamento de energia e apagões. Lembra a crise energética, que causou prejuízos a tanta gente, no final do governo FHC, em 2001, às vésperas da primeira eleição de Lula, em 2002. Hoje, culpa da escuridão política de Temer e, principalmente, Bolsonaro.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE