Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

BORDÃO
À luz da razão, golpe militar parece improvável. Mas, deixam os brasileiros com a pulga atrás da orelha, atitudes como a do comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier dos Santos, de reproduzir na internet bordão repetido ultimamente por Bolsonaro, como forma de mobilização dos setores golpistas. “Se quer paz, prepare a guerra”.

 

DESARME
Muita gente, civil, que conhece bem a caserna, como o ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo, garante que o alto oficialato não permitirá que as Forças Armadas apoiem ruptura, que a maioria é legalista e prefere ficar calada. Tudo bem, é o que determina a Constituição. Mas, uma voz agora em defesa da democracia seria ótima. Inclusive para desarmar a quartelada.

 

NECESSÁRIO
Com a reeleição praticamente perdida, é ingenuidade achar que Bolsonaro não vá tentar uma saída à margem da legalidade. Um novo lawfere, como a prisão ilegal de Lula, em 2018, é dificílimo, pois o STF não permitiria. Via Parlamento as chances são remotas, apesar de Lira. Só resta a caserna. A sociedade precisa ouvir dos militares legalistas: não passarás.

 

DERIVA
O desembarque, em ritmo crescente, de setores poderosíssimos das elites como o sistema financeiro e o agronegócio, da barca bolsonarista, que começa a afundar, é a maior garantia que se pode ter da impossibilidade de um golpe militar, queiram ou não os comandantes das Forças Armadas. No capitalismo, o dinheiro define para onde as armas apontam.

 

DESUMANO
As mudanças aprovadas pela Câmara Federal para o imposto de renda reafirmam a total falta de responsabilidade social das elites. Na contramão da civilidade, o texto reduz os encargos dos endinheirados e aumenta para os trabalhadores. Isso logo após a casa aprovar MP, derrubada pela Senado, que acabava com as férias, 13º salário e FGTS. Ultraliberalismo: desigual e desumano.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE