Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

TENDÊNCIA
Chama atenção na última pesquisa Datafolha a diferença cada vez maior em favor de Lula no primeiro (44% a 26%) e no segundo (56% a 31%) turnos. Realidade de difícil reversão, pois se mantém e só faz crescer. Os aumentos da inflação, do desemprego, da carestia e da fome vão agravar ainda mais a rejeição popular de Bolsonaro. Pelas urnas, chances remotas.

 

PERTUBADOR
No capitalismo periférico, sempre que as elites ficam acuadas, como agora no Brasil, a democracia corre sério risco. A crescente rejeição de Bolsonaro indica derrota praticamente certa na reeleição e o tal candidato da 3ª via continua sumido. Os donos do dinheiro estão desesperados e divididos sobre como salvar a agenda ultraliberal. Vão tentar ir para cima de Lula.

 

INDISPENSÁVEIS
Excelentes para a democracia, a República e a reconstrução nacional a liderança cada vez maior de Lula na corrida presidencial e as amplas alianças que ele vem costurando com os mais distintos segmentos da sociedade. Fatores indispensáveis para que um futuro governo progressista possa superar o clima de ódio e retomar o desenvolvimento sustentável.

 

SANGUE
A tentativa da Folha e outros meios de comunicação de desqualificar o documentário do jornalista Joaquim de Carvalho sobre a “fakeada” de Juiz de Fora soa tão ridícula quanto a farsa do atentado do dia 6 de setembro de 2018, que não convenceu ninguém no Brasil. Até mesmo os eleitores de Bolsonaro reconhecem que foi uma armação, sem derramar o sangue do “mito”.

 

INCONSTITUCIONAL
A extrema direita retoma a investida no Parlamento pelo excludente de ilicitude. Agora embutido no tal projeto “contraterrorista”. Mais um absurdo para atingir os movimentos sociais. Se passar, vai acabar no STF, por ser inconstitucional. Infelizmente, a judicialização tem sido um dos principais meios para conter o neofascismo bolsonarista. 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE