Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

ELEMENTAR
A questão é muito simples. Se o tal do orçamento secreto é inconstitucional, por esconder como é gasto o dinheiro público, então o STF tem não apenas o direito, mas a obrigação de interceder, sem que se caracterize intromissão de um poder sobre o outro. Afinal, o Supremo tem como função suprema a defesa da Constituição. O resto é fake news da extrema direita.


 
VITAIS
O famigerado orçamento secreto é mais um crime contra a Constituição praticado por Bolsonaro. Um absurdo intolerável, o governo manter sigilo sobre as verbas públicas liberadas como emendas parlamentares paralelas. Quebra dois princípios vitais de uma República democrática: transparência e equidade. O ultraliberalismo necessita do neofascismo para sobreviver.


 
TACÃO
Só não vê quem não quer, por miopia ou cumplicidade, algumas vezes até os dois. O orçamento secreto serve para o governo manipular parlamentares com a liberação de emendas sigilosas e assim aprovar projetos nocivos à nação, aos trabalhadores e à soberania nacional. Como acontece agora com a PEC dos Precatórios e muitas outras matérias nefastas para a sociedade.


 
CRAQUES
Claro que existem particularidades que as definem e tipificam, mas o orçamento secreto é bem parecido com o conhecido e famoso caixa 2. Na essência, só há pequenas diferenças legais e operacionais, porque na real significa esconder o uso de dinheiro não declarado para fins espúrios. As elites nativas são craques nesta prática criminosa.


 
ENGODO
Muito cinismo de Barack Obama criticar, na COP26, as agressões do governo brasileiro ao meio ambiente. Afinal, foi com ele na presidência que os EUA tramaram com as elites nativas a criminosa operação Lava Jato, em 2014, e a farsa do impeachment, em 2016, fatos que ajudaram a parir Bolsonaro em 2018. Só engana tolo. E Biden é da mesma laia.

Relacionadas