Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

CUIDADOS
Enquanto Bolsonaro despenca na corrida presidencial, Moro se filia ao Podemos, causando mais cisões na extrema direita, Ciro e Dória afundam, Lula continua líder absoluto, com chance de ganhar no 1º turno, como mostra o Vox Populi. A vantagem, no entanto, exige cuidados. As elites vão fazer de tudo para tentar tirá-lo do páreo, já que não podem vencê-lo nas urnas.


 
RELES
A nova pesquisa do PoderData aponta uma reprovação ao governo de 61%. Apenas 30% o aprovam, diferença de 30 pontos. A rejeição a Bolsonaro chega a 57%. Mesmo assim, frações poderosas das elites, como o sistema financeiro, o agronegócio e os militares, querem impor mais quatro anos de inferno bolsonarista, para salvar a agenda ultraliberal. O Brasil não aguenta.


 
SIMPLIFICAÇÃO
O fato retrata, fielmente, a ferocidade dos ataques do ultraliberalismo neofascista contra os direitos, particularmente dos trabalhadores. O governo Bolsonaro anuncia a redução de mais de mil normas trabalhistas para apenas 15. Inacreditável! Está chamando de “simplificação”. Realmente, simplifica, e muito, do ponto de vista legal, a exploração dos que vivem do trabalho.


 
EXPECTATIVA
Embora a situação seja delicada, nem tudo está perdido. O governo vai para a guerra, afinal serão R$ 90 bilhões para gastar, visando a reeleição de Bolsonaro. Mas, ainda há duas instituições em condições legais de barrar a delinquente PEC dos Precatórios: o Senado e o STF. A emenda é escandalosamente inconstitucional. A oposição vai ter de se desdobrar.


 
PREOCUPANTE
Como se não bastasse a atual supremacia do pensamento ultraconservador e neofascista na alta burocracia estatal, principalmente no Judiciário, a notícia de que Bolsonaro vai nomear 75 desembargadores para tribunais regionais federais é péssima para o esforço nacional pela retomada do Estado de direito, rompido em 2016. Não há democracia com Justiça aparelhada.

Relacionadas