Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

TRETA
Quem está acompanhando de fato a invasão da Rússia à Ucrânia deve ter se ligado que não existe apenas uma razão para o conflito. Além do argumento usado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que os ataques são para "libertar" o país vizinho dos nazistas, há uma forte questão cultural. A treta é antiga. Existem áreas no leste da Ucrânia onde se fala russo e se preserva os costumes da época da antiga União Soviética. Ainda que as regiões separatistas não se identifiquem com a Ucrânia, nada justifica os ataques sangrentos.   

 

DOMINÓ
O brasileiro deve começar a preparar o bolso. Se a economia patina com a necropolítica ultraliberal do governo Bolsonaro, o conflito entre Ucrânia e Rússia vai piorar a coisa. Até aqueles que acham que não têm nada com isso vão pagar a conta. Desde quinta-feira, quando os ataques começaram, o barril do petróleo passou dos US$ 100,00, o que deve forçar a Petrobras a reajustar o preço dos combustíveis. Como efeito dominó, os demais produtos também tendem a subir.

 

HOSPÍCIO
Do grande jornalista e escritor do Uruguai, Eduardo Galeano, sobre a guerra do Congo que matou mais de 3 milhões de civis no início dos anos 2000, mas que pode ser aplicada em outros conflitos, inclusive o atual, entre Rússia e Ucrânia: "as guerras sempre invocam nobres motivos, mata em nome da paz, em nome da civilização, em nome do progresso, em nome da democracia. E se essas mentiras não forem o bastante, aí estão os meios de comunicação, dispostos a inventar inimigos imaginários para justificar a conversão do mundo em um grande hospício". Sempre atual.

 

BASTIDORES
Uma ronda aos bastidores das eleições de outubro próximo. Circula a informação de que o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), coordenador da pré-campanha de Lula (PT), tenta reaproximar o petista da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede-AC). É bem possível que nas próximas semanas aconteça um encontro entre os dois.

 

BAHIA
Ainda na ronda política, na Bahia, o que parecia definido agora é uma grande incógnita. Ao que parece, Jaques Wagner está mesmo disposto a desistir de candidatura ao governo do Estado. O senador Otto Alencar é o nome mais cotado para substituí-lo. Mas, encontra resistência do PSD, que prefere ver Otto concorrendo à reeleição. O martelo deve ser batido depois do Carnaval. É esperar para ver.

Relacionadas