Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

INÓCUA
A jogada eleitoreira de Bolsonaro ao trocar o presidente da Petrobrás não tem a menor condição de surtir o efeito desejado, por um motivo básico. Como mero gerentão do ultraliberalismo neofascista, ele não tem poder para alterar a dolarização dos preços dos combustíveis, que enriquece os acionistas e penaliza o povo. A gasolina e o gás de cozinha vão continuar subindo.


 
CULPADO
Justamente quando o governo demite o presidente da Petrobras, general Silva e Luna, e coloca outro igual ou pior, economista Adriano Pires, também subserviente ao grande capital internacional, o Datafolha publica pesquisa mostrando que para 68% dos brasileiros Bolsonaro é o grande culpado pelos altos preços dos combustíveis. Não adianta querer enganar o povo.


 
SALVAÇÃO
Com a autoridade de quem é líder absoluto e disparado em todas as pesquisas para a eleição presidencial de outubro próximo, Lula alerta para a necessidade de um grande movimento nacional para salvar a Petrobras. Está corretíssimo, pois Bolsonaro vai querer acelerar a privatização e se o Brasil permitir o petróleo deixa de ser nosso. Já entregaram boa parte.


 
ENGANADOR
É o caso de a emenda sair pior do que o soneto. Isolado no TSE, onde a maioria condenou a tentativa fracassada de censurar o Lollapalooza 2022, o ministro Raul Araújo agora alega ter sido induzido ao erro pelo PL. Pois é, mas quando manteve os outdoors eleitoreiros ilegais de Bolsonaro, foi ele quem tentou enganar o PT e a nação. Sabido demais se atrapalha.


 
DESENGANADO
Lamentável, um político com boa formação como Ciro Gomes (PDT), que muito poderia somar à luta das forças progressistas para derrotar o neofascismo bolsonarista e resgatar a democracia social, se perder na vaidade desmedida por um projeto pessoal. A postura que adota agora, em um momento decisivo do Brasil, pode sepultá-lo política e eleitoralmente.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE