Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

DISTÂNCIA
É a negação ao direito à cidadania. Bolsonaro é contra a campanha para que os jovens a partir de 16 anos tirem o título de eleitor e votem na eleição deste ano. Não podia ser diferente. Afinal, segundo o Datafolha, ele perde para Lula em todas as faixas etárias, mas entre 15 e 24 anos a diferença é de 51% a 22%. A juventude quer distância do neofascismo bolsonarista.


 
EXPLICADO
Mais detalhes relevantes da última pesquisa Datafolha. Entre a população negra, Lula dá uma goleada em Bolsonaro de 52% a 18%. Vence até entre os brancos, por 37% a 31%, e também no Sul, por 39% a 33%. As menores diferenças. Isso a seis meses da eleição do dia 2 de outubro próximo. Dados que explicam o desespero do presidente e da extrema direita.


 
ESPERANÇA
Na real, como mostra o Datafolha, Lula ganha de Bolsonaro em quase todos os segmentos. A única exceção está nos evangélicos, ainda assim com vitória apertada do presidente, por 37% a 34%. Já entre os católicos, o petista vence por 48% a 23% e no Nordeste dá um banho de 55% a apenas 20%, uma diferença de 35 pontos percentuais. Esperança democrática.


 
FATAL
Com a economia em frangalhos, fica muito difícil para Bolsonaro reverter a desvantagem nas pesquisas. Além da inflação de dois dígitos, desemprego assustador, disparada dos preços dos alimentos e dos combustíveis, agora o governo anuncia aumento de 10% nos remédios. E não há perspectiva de melhora, nem a médio prazo. A resposta vem nas urnas. É inevitável.


 
EFERVESCÊNCIA
Sem conseguir diminuir a larga vantagem de Lula na corrida presidencial, a extrema direita retoma os ataques às instituições com ameaças à legalidade. Bolsonaro ressuscita o discurso pelo voto impresso e volta a lançar dúvida sobre o processo eleitoral. O gabinete do ódio e as milícias digitais intensificam as agressões contra Lula, STF e TSE. O neofascismo ferve.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE