Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

FIRMEZA
Simplesmente exemplar, em um momento de ameaças às instituições e à democracia, a rápida decisão do relator Dias Toffoli, de rejeitar a descabida ação de Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, alegando abuso de poder pelo simples fato de ele manter a investigação sobre os atos antidemocráticos. Cortou o mal pela raiz. Contra o neofascismo, a lei.

 

MALOGRO
Do ponto de vista político, a natimorta ação de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes não deixa de inflar a diminuta e insana militância neofascista. Mas, do ponto de vista legal cai por terra o plano bolsonarista de tornar suspeito o ministro do STF, que vai presidir o TSE na eleição, em possíveis decisões contra atos golpistas do presidente para violar a vontade popular.

 

SUBVERSÃO
O inquérito no STF sobre os atos antidemocráticos, que inclui as fake news, aponta uma conspiração organizada para subverter a ordem constitucional, visando a conquista do poder absoluto pelo neofascismo bolsonarista, com a participação de gente poderosa do governo. O caso é gravíssimo, as provas se acumulam, por isso tanto desespero e irritação do presidente.

 

LAMENTAVELMENTE
A decisão do TCU de liberar a privatização da Eletrobras, um crime de lesa-pátria com graves prejuízos para o país e a nação, não surpreende. A oposição recorreu ao STF, que deve manter a liberação. O pensamento entreguista é hoje hegemônico nas elites, inclusive na alta burocracia estatal, como o sistema de justiça. Infelizmente. Se tivesse mobilização popular...

 

PRENÚNCIO
A diferença é abismal. Só os insensíveis não enxergam. Enquanto Bolsonaro, sempre mal humorado, ofende, agride, ameaça instituições e pessoas, incapaz de mostrar o menor gesto de carinho, nem mesmo com a mulher, filhos e amigos, Lula sorri, celebra a vida, jura amor a Janja e ao Brasil. Que o casamento seja o prenúncio da retomada da democracia social. Oxalá.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE