Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

CONCRETO
Detalhe interessante na pesquisa Datafolha: a maioria da população teme as ameaças golpistas de Bolsonaro. Alguns políticos, cientistas sociais e jornalistas não veem risco, mas existe. Golpe militar é difícil, porém há outros artifícios. Ou o impeachment sem crime de responsabilidade em 2016 e a prisão ilegal de Lula em 2018 não foram atos extralegais?

 

VERACIDADE
“As instituições não estão funcionando coisíssima nenhuma. O PGR não abriu nenhum inquérito após as evidências da CPI da Covid. Não se pode contar com a Câmara, pau mandado do Bolsonaro. Hoje, únicos aliados da democracia são o STF e o MPF nos estados". Está certíssimo o ex-secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro.

 

JUDICIOSIDADE
O criminalista Augusto de Arruda Botelho faz uma observação certeira para quem insiste em afirmar que Lula não foi inocentado, inclusive gente do Direito, que não hesita em adulterá-lo por conveniência. “Para dizer que Lula não é inocente, é preciso reescrever a Constituição. Lula não tem sentença condenatória, não tem nem sequer processo". É a lei. Nada mais.

 

PERVERSÃO
Na realidade, Lula não foi inocentado, ele é inocente. A Lava Jato nada provou e os processos foram extintos pelo STF. Prevaleceu a presunção de inocência. Todo cidadão é inocente até que se prove o contrário. Os bolsonaristas pervertidos, que adoram confundir crime com liberdade de expressão, sabem disto, mas tentam confundir a opinião pública.

 

NECROPOLÍTICA
Atitudes como a do ex-PM Evandro Guedes, da AlfCon, que ministra curso para policiais chamando pretos e pobres de “desgraçados, crioulada, favelados e feios”, como o assassinato de Genivaldo em câmara de gás na viatura da PRF, entre tantas outras aberrações policiais, tão corriqueiras ultimamente, fazem parte do roteiro de terror do neofascismo bolsonarista.

 

Relacionadas