Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

CONVENÇÕES
A eleição 2022 entra em nova fase e ninguém quer perder tempo. O prazo para as convenções partidárias, que encerra em 5 de agosto, começa nesta quarta-feira, quando o PDT confirma o nome de Ciro. No dia seguinte o PT consagra Lula e no domingo é a vez do PL reafirmar Bolsonaro. O horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 26 de agosto a 29 de setembro.

 

BASEADOS
Os dois maiores candidatos a presidente oficializam as candidaturas em suas principais bases políticas. Lula em São Paulo, onde pela primeira vez aparece na frente das pesquisas no Estado. Bolsonaro no Rio, onde tem domicílio eleitoral, se elegeu deputado por vários mandatos, teve boa votação em 2018, mas nesta eleição não tem a preferência popular.

 

PERSPECTIVA
Dia 16 de agosto, data quando começa oficialmente a campanha eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, toma posse como presidente do TSE. Vai comandar a eleição que, diante das ameaças golpistas e do ódio disseminado pelos bolsonaristas, deve ser a mais violenta da história. Ele promete cassar a candidatura de quem espalhar fake news. Que assim seja.

 

BLEFE
Para incentivar a tropa neofascista e tentar confundir o eleitorado, Bolsonaro bravateia dizendo que será reeleito e Lula terá de ligar para felicitá-lo. Conversa fiada. Como mostram as pesquisas, a realidade é bem diferente. Ele perde nos três maiores colégios eleitorais - São Paulo, Minas e Rio -, toma de goleada na Bahia (4º) e em todo o Nordeste. Puro blefe.

 

COMPARAÇÃO
Só dá fora. Bolsonaro se comparou ao Flamengo e Lula ao Bangu. Do ponto de vista político, do respeito à vida, aos valores civilizatórios, da solidariedade e da fraternidade, eleva o Bangu ao pódio da democracia mundial, enquanto rebaixa o Flamengo ao lixo da necropolítica neofascista, do negacionismo, desmatamento, desemprego, fome, doença e morte.

Relacionadas