Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

PRECARIZAÇÃO
Muita gente garante que não vai ter golpe. Mas, há outro nome para chamar a PEC da “bondade”, a redução compulsória do ICMS e a liberação de empréstimo consignado sobre o Auxílio Brasil? Aberrações eleitorais consentidas pelas instituições que deveriam combatê-las, como TSE e STF, em nome do Estado democrático de direito. Democracia precária.

 

RETRATO
O melhor remédio contra o neofascismo bolsonarista é a lei. Assim, o STF precisa tomar uma rápida decisão sobre o pedido do delegado Bruno Calandrini, de prisão da cúpula da PF por sabotagem e boicote às investigações de corrupção no MEC. Fato inédito na República. É a cara do governo Bolsonaro. O momento exige reforço à legalidade.

 

RAINHA
"A burguesia brasileira está visivelmente se distanciando das pretensões golpistas de Bolsonaro. É muito raro banqueiro assinar manifesto”. A declaração é do economista Paulo Nogueira Batista Júnior, que foi vice-presidente do banco do Brics e diretor do FMI. Ele inclusive alerta para Lula não entregar a economia à Faria Lima. Viraria “Rainha da Inglaterra”.

 

INÓCUOS
Sociólogo de credibilidade, conhecido por opiniões coerentes e pertinentes, o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, diz que debates e tempo em rádio e TV não decidem mais eleição, devido o esvaziamento no processo de bem informar os eleitores sobre os candidatos. Quem assiste já tem voto decido. Tem toda razão. “Seria muito melhor se não fosse assim”.

 

ALIENAÇÃO
A redução da campanha eleitoral contribui para a pouca influência, hoje, das mídias tradicionais sobre as urnas, na opinião de Marcos Coimbra, do Vox Populi. Realmente, agrava a alienação do eleitorado. Por isso Bolsonaro aposta tanto nas fake news. A desinformação, o autoritarismo e a violência sempre foram instrumentos de dominação da extrema direita.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE