Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

NEUTRALIZAÇÃO
Verdade que a extrema direita, talvez nem tanto com Bolsonaro, cujo final deve ser triste, mas com outros protagonistas, vai fustigar o novo governo. Só que Lula é hábil, formado na luta contra-hegemônica dos trabalhadores, entende que política requer negociação e, nos limites republicanos, saberá formar uma ampla e boa coalizão para neutralizar o neofascismo. Ainda bem.


 
VALIOSA
De grande valor para a democracia, a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de dar 48 horas para que as policias civil e militar nos estados, PF e PRF enviem informações sobre os veículos e proprietários, pessoas físicas e jurídicas, que participaram dos atos antidemocráticos nas estradas e em frente a quartéis. Cometeram crimes e têm de ser processados.


 
ENTREGUISMO

Privatizações lesa-pátria, como a venda, semana passada, de uma subsidiária lucrativa da Petrobras no Paraná para um grupo canadense, entre outros atos lesivos aos interesses nacionais, após ter sido derrotado nas urnas, podem e devem ser questionados na Justiça pelo novo governo. O entreguismo na gestão Bolsonaro foi de alta traição ao Brasil. “Patriotismo” bolsonarista.


 
MIMETISMO
É incrível a avidez do Centrão para se manter no poder. Parece até aquele menino guloso que ainda nem engoliu o doce e logo coloca outro na boca. Já se entregou ao governo eleito. Sabe que não terá o mesmo protagonismo que teve com Bolsonaro, mas não abre mão de ser coadjuvante do presidente de plantão. Mimetismo que desenha a ética política do grupo.


 
INERÊNCIA
Após o malfadado golpe das inserções no horário eleitoral gratuito, às vésperas do 2º turno, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, reaparece na mídia com a conversa fiada de que Bolsonaro ainda não assimilou a derrota, culpar Roberto Jefferson e dar a principal mensagem: “Agora é seguir em frente”. Aceno ao novo governo. É da natureza do Centrão.

Relacionadas