Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

FUNCIONALIDADE
Logicamente, a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara Federal está longe, mas bem longe mesmo, de ser o melhor dos mundos. Porém, é o que se tem de viável para momento tão delicada da vida nacional, para a governabilidade e governança da transição entre o fascinazismo e a retomada do Estado democrático de direito. Pragmatismo. 

 

VITÓRIA
Sem dúvida alguma, as manifestações antidemocráticas em frente aos quartéis, nas cidades, e os atos terroristas financiados por ruralistas, nas estradas, preocupam e precisam acabar, imediatamente, com a prisão dos líderes. Mas, nota-se não haver o menor risco de golpe de Estado ou mesmo impedimento da posse de Lula. A democracia venceu o fascinazismo. Axé.

 

MERECE
Com os bolsonaristas eleitos - governadores, senadores e deputados - buscando aproximação com Lula, por interesses institucionais e políticos, aumenta a cada dia o isolamento de Bolsonaro. Não em vão a reclusão do presidente, que tenta uma anistia, mas não vai conseguir e morre de medo de ser preso. Merece o fim que se anuncia. Neofascista e genocida.

 

VINGANÇA
O bloqueio de R$ 1,68 bilhão da Educação, o que trará sérias dificuldades às universidades federais até que Lula assuma o governo e libere a verba, reflete o ódio que o presidente sempre nutriu do setor da sociedade que mais resistiu ao neofascismo bolsonarista. Uma raiva semelhante a que ele tem do Nordeste, onde nunca foi benquisto e amargou derrotas avassaladoras.

 

APERFEIÇOAMENTO
Como diz a sabedoria popular, “há males que vêm para o bem”. Assim, superado o horror bolsonarista, a democracia brasileira começa a buscar meios mais eficientes de proteção. Como por exemplo, a PEC apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que amplia os poderes do STF para punir crimes contra o Estado democrático de direito. Bem vinda.

Relacionadas