Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

PRIMÁRIO
O Brasil vive uma fase delicada e decisiva, no qual o Estado democrático de direito luta, com todas as forças, para derrotar o fascinazismo, que vai bem além de Bolsonaro. Por isso mesmo, torna-se imprescindível a afirmação e o respeito aos princípios republicanos na administração pública, acima de tudo na alta burocracia estatal, que tem grande poder de decisão.

 

OPORTUNAMENTE
Ex-presidente da OAB-RJ, o secretário do Consumidor, Wadih Damous, está certíssimo ao defender que Lula aproveite o momento de consenso nacional pela legalidade para reformar as instituições. É isto mesmo, principalmente as Forças Armadas, que como órgãos de Estado, com o monopólio das armas, não têm o direito de se meter na vida política. É inconstitucional.

 

LEGALIDADE
Chega de fake news. Há enorme diferença entre Sérgio Moro e Alexandre de Moraes. Um abismo. O ex-juiz de Curitiba cometeu crimes graves, como revelou a Vaza Jato, passou por cima da Constituição e atropelou o devido processo legal, enquanto o ministro do STF combate criminosos fascinazistas dentro, rigorosamente, do que manda a lei. Na plena legalidade.

 

DECISIVAMENTE
Estudioso do discurso de ódio da extrema direita, o professor João Cezar de Castro Rocha, da UERJ, não tem a menor dúvida de que a Jovem Pan contribuiu decisivamente com o terrorismo bolsonarista. Realmente, estimulou fake news como meio de governança, a intolerância, a violência política, enfim vitaminou o projeto golpista. Precisa pagar pelos crimes cometidos.

 

CONSTATAÇÕES
Opiniões realistas que merecem atenção. Uma do presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, de que “os militares ainda não estão derrotados”, e outra do ativista André Constantine, para quem “sem mobilização popular Lula não conclui o mandato”. Constatações que exigem alerta total da democracia, para evitar novas surpresas golpistas. Melhor prevenir do que remediar.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE