Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

PRINCIPAIS
Conter a sanha lesa-pátria da agenda ultraliberal, toda poderosa com Temer e Bolsonaro, viciada em saquear a riqueza nacional, e conduzir com habilidade as tensões nas Forças Armadas, a fim de recolocá-las na ordem constitucional.  São dois dos maiores desafios do governo Lula. Por isso a importância da mobilização popular e da política de ampliação das alianças.

 

PRECISÃO
Três trechos da fala do ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre as Forças Armadas, que merecem destaque: "Que ninguém confunda seu voto com seu dever constitucional”. Outro: "Cada um que guarde suas convicções pessoais para seu voto em 2026”. Finalizando: “Aqueles que não quiserem entender o trilho da legalidade terão, obviamente, as punições que a lei manda". 

 

DEMOCRATICAMENTE
Decisão acertada do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de manter na cadeia o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, que em outubro atirou contra a PF. Reacionário, golpista, vinculado à milícia virtual bolsonarista, colocá-lo em liberdade agora só iria intensificar ainda mais a tensão no ambiente político brasileiro. A democracia lucra com ele atrás das grades.

 

NOCIVOS
“Já vão tarde”. Bem oportuna a declaração da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, sobre as exonerações de 43 chefes regionais e nacionais mais 11 gestores de saúde da Funai, todos militares. O drama humanitário dos yanomamis, que tem chocado o mundo, comprova o grande mal que eles, junto com Bolsonaro, fizeram ao Brasil. Assustador.

 

PRESTÍGIO
A diferença é muito grande. Depois de Bolsonaro afastar o país da Celac, Lula levou o Brasil de volta ao protagonismo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Ao ponto de os participantes da 7ª Cúpula do grupo fazerem questão de colocá-lo no centro da foto oficial do evento, realizado em Buenos Aires. Foi tratado como liderança internacional.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE