COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
ÚNICA ALTERNATIVA
A maioria reacionária que comanda a Câmara sem o menor princípio ético e muito menos republicano, só pode ser contida com o rigor da lei. Como se não bastasse a aprovação da imoral PEC da impunidade parlamentar, o presidente Hugo Motta (PR-PB) jogou o Regimento no lixo e aprovou voto secreto logo após o destaque ter sido rejeitado. Só resta recorrer ao STF.
PRESIDENTE NANICO
Está comprovado que Hugo Motta (PR-PB) não possui estatura política e tampouco princípios republicanos para ocupar um cargo tão relevante como a presidência da Câmara. Ele tem o direito de ser bolsonarista, mas não pode, em hipótese alguma, colocar em risco a estabilidade institucional, ao aprovar urgência para o inconstitucional projeto da anistia. É um irresponsável.
ERVA DANINHA
O compromisso do senador Otto Alencar (PSD-BA) de rejeitar no Senado a tal PEC da blindagem, ou da bandidagem, é muito importante por ele presidir a Comissão de Constituição e Justiça. Os votos de deputados do PT, PSB e PDT à impunidade parlamentar expõem a banda podre do campo progressista. Se deixar, apodrecem o cesto, como erva daninha.
CENÁRIO FAVORÁVEL
Conforme as pesquisas, apesar das delinquências bolsonaristas na Câmara para tentar intimidar o STF, a conjuntura favorece o campo progressista. Lula se reelege em todos os cenários, a aprovação subiu para 50,8% e 64% o apoiam na defesa da soberania nacional, o tarifaço de Trump deu xabu, 53% aprovam o Brics e 54% acreditam que Bolsonaro tentou dar golpe de Estado.
REQUER EXPLICAÇÃO
O cidadão pode não entender de economia, inclusive ter aversão à matéria, mas ao ver os números bate logo a indagação. Por que o Fed, banco central dos EUA, baixou em 0,25 ponto percentual a taxa de juro e prevê futuras reduções, enquanto no Brasil o BC manteve a Selic em 15%, um dos maiores índices do mundo? Claro que atrapalha, e muito, o crescimento econômico.