Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros 

 

 

MANTER PEGADA

Há pouco menos de um ano para a eleição, a realidade político-eleitoral continua favorável à democracia social. As pesquisas mostram que Lula lidera em todos os cenários, enquanto o clã Bolsonaro tem a maior rejeição. Isto não acontece por acaso, é fruto de boa governança e governabilidade. O desafio agora é manter a pegada para vencer nas urnas, de novo.

 

 

AINDA AMEAÇA

Apesar da condenação do chefão Bolsonaro e generais por tentativa de golpe de Estado, da derrota nas urnas em 2022 e a previsão de novo fracasso em 2026, a extrema direita se mantém entre a arrogância e o patético. Costuma acreditar nas próprias mentiras que inventa, está desmoralizada, tem perdido força, mas ainda é uma séria ameaça à democracia, à civilidade.

 

 

É PREPONDERANTE

Mais do que condenação pela conspiração golpista, a prisão de Bolsonaro, generais, demais militares e outros “capa preta” do fascinazismo é vital para a afirmação do Estado democrático de direito e o enquadramento de frações das elites que se acham acima das leis. Mandá-los para a cadeia é um bom exemplo para a sociedade, reforça a noção de que o crime não compensa.

 

 

NOS OUTROS

Faz lembrar o velho ditado popular - “pimenta nos olhos dos outros é refresco” -, o dado da nova pesquisa Quaest, de que 67% dos entrevistados aprovam a chacina do governador Cláudio Castro (PL), com 121 mortos, no Rio, mas 55% não querem operação semelhante nos estados onde moram. Parecem até os que se dizem “patriotas”, mas apoiam o tarifaço de Trump. 

 

 

ENTENDE NADA

“Você vai colocar isso a perder em função do açodamento de um relator que, com todo respeito, não é propriamente uma pessoa que entenda de inteligência, de investigação, não é uma pessoa versada em investigação e inteligência contra o crime organizado.” Do ministro Fernando Haddad sobre a relatoria do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) no projeto antifacção.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE