Debate amplo dos funcionários do BB

A segunda parte do Encontro Estadual dos Bancos Públicos normalmente é dedicada ao debate da pauta de reivindicação específica em cada empresa, mas não foi o que aconteceu este ano, pelo menos no encontro dos funcionários do Banco do Brasil. Diante da conjuntura, a reunião teve como foco principal o debate da situação política do Brasil, uma vez que o desmonte das leis trabalhistas e da previdência são questões inerentes a toda a classe trabalhadora.

Depois de discutir a importância de conscientizar a categoria sobre a importância de defender as empresas públicas e um projeto de desenvolvimento que garanta direitos e oportunidades  para todos, os  participantes decidiram estender o prazo para apresentação de propostas até a próxima quarta-feira, possibilitando assim que mais bancários possam mandar sua contribuição para o documento final.

Segundo o diretor Jurídico do Sindicato da Bahia, Fábio Ledo, os interessados em contribuir devem enviar as propostas para o sindicato da sua base, que encaminhará para ele no SBBA. “O que chegar se juntará ao que recolhemos aqui e será levado para o Encontro Nacional, que acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho, em São Paulo”, acrescenta.

As propostas devem se inserir em um dos quatro eixos do Encontro Nacional : 1 - desmonte do BB, análise do balanço, fechamento de agências,  amento do tarifas; 2 -digitalização, o banco do futuro e a precarização do emprego; 3 - emprego, carreira e igualdade de oportunidades e 4 - terceirização, pejotização e impactos no BB.

As sugestões serão debatidas primeiramente nos grupos e, caso seja aprovada por n mínimo 20%  dos integrantes, levada à plenária final.

O encontro definiu também a  composição da delegação da base de Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe para o Encontro Nacional, garantindo a representação de todos os sindicatos entre os 21 representantes.

Fonte: FEEBBase