Dia de Luta mobiliza empregados da Caixa

Créditos da foto: João Ubaldo

Créditos da foto: João Ubaldo

Chamar atenção da sociedade para as aberrações impostas por Temer e mobilizar os empregados em defesa da Caixa e dos participantes da Funcef. Estes foram os principais objetivos da manifestação do Dia Nacional de Luta promovida pelo Sindicato dos Bancários da Bahia nesta quarta-feira (18/10), no Edifício 2 de Julho, na Paralela.


O SBBA tem realizado diversas manifestações contra os prejuízos do governo neoliberal. “Nossa luta é em favor dos trabalhadores e de toda sociedade. A tentativa de desmonte das estatais, que tem mirado com ênfase na Caixa, é um absurdo”, ressaltou o presidente da entidade, Augusto Vasconcelos.


O desmanche dos bancos públicos pode afetar diretamente a população, pois os estatais são responsáveis pelos programas sociais, que beneficiam as áreas de educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura e economia. 


Durante a manifestação, os empregados foram alertados sobre os prejuízos que podem enfrentar com a privatização da Caixa, além da necessidade do reforço na mobilização contra a possibilidade de a empresa se tornar uma sociedade anônima (S/A). A votação para a alteração do estatuto do banco está prevista para tarde desta quarta-feira (18/10).


Outra reivindicação destacada no Dia Nacional de Luta foi o pagamento imediato do contencioso judicial da Funcef. Há pelo menos 20 anos, a Caixa terceiriza o passivo trabalhista aos participantes do fundo de pensão.