Crimes do HSBC na telinha do Netflix

A série “Na Rota do Dinheiro Sujo”, desenvolvida pela gigante do streaming audiovisual Netflix, coloca o dedo na ferida do HSBC. Um dos episódios do seriado intitulado de “O Banco dos Cartéis” mostra o envolvimento da organização financeira britânica com o cartel mexicano, famoso por pelo tráfico de droga mundial. 

Com linguagem documental, a série centraliza a investigação como os carteis operacionalizam as transações dentro deste mundo, ou seja, como é possível lavar dinheiro do tráfico, injetar de maneira ilegal no sistema financeiro e retorna para os criminosos de forma legal e lícita. 

O episódio retrata como uma quantia de US$ 1 milhão em diversas notas se dá relativamente tranquila pela fronteira, já que os norte-americanos entram sem maiores problemas no país latino. 

Após entrar em solo mexicano começa a atuação do sistema financeiro, mostrando como os carteis utilizam o dinheiro como garantias de empréstimos a bancos menores locais, como o caso do Bital, comprada pelo HSBC em 2002 e desde então não supervisiona de perto as movimentações suspeitas do antigo banco. 

A Justiça dos Estados Unidos em 2012 condenou o banco a pagar US$ 2 bilhões, uma pechincha pela quantidade de dinheiro ilegal que passa pela instituição. No entanto, ainda não foi feito nenhum acordo para que houvesse acusação criminal de nenhum dos envolvidos, com condição do HSBC melhorar o sistema de investigação.