Santander oprime os funcionários sem pena

O Santander sempre dá um jeitinho de oprimir um pouco mais os funcionários. Dessa vez, a pressão se dá por meio de uma pesquisa onde os clientes avaliam o atendimento do caixa, intitulada "Seu Atendimento é Show". Caso o bancário tenha avaliação negativa, recebe advertência. 

A medida é extremamente absurda. Os caixas já são altamente pressionados no ambiente de trabalho, sobretudo para que cumpram a lei dos 15 minutos. Para se ter ideia, em 2015, eram 670 clientes para cada funcionário. No ano passado, subiu para 800 clientes por bancário, segundo dados do próprio banco. 

Ao passo que a organização financeira aumenta os lucros e a cartela de correntistas, as contratações são inexistentes, de forma que atender rapidamente e de forma satisfatória fica cada vez mais difícil. Em vez do banco espanhol elevar o quadro de funcionários para evitar desgaste no atendimento, joga na conta do bancário as insatisfações. 

Não é a toa que o Santander é o segundo banco com maior número de reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central. Em contrapartida, o lucro da empresa segue alto. No primeiro trimestre de 2018 foi de R$ 2,8 bilhões.