Com segurança a desejar, cresce fraude bancária 

Sete em cada 10 brasileiros já ouviram falar de pessoas que foram vítimas de golpes em aplicativos, de acordo com pesquisa Datafolha.

Por Ana Beatriz Leal

A digitalização dos serviços bancários tem crescido. Para além da modernização, os bancos apostam no virtual como forma de reduzir custos. Além da extinção de postos de trabalho, outro problema é a segurança. Sete em cada 10 brasileiros já ouviram falar de pessoas que foram vítimas de golpes em aplicativos, de acordo com pesquisa Datafolha.
 

Segundo o levantamento, entre os 72% que responderam conhecer alguma vítima de golpe, 56% consideram que falta de conhecimento e ingenuidade são os principais motivos para a conclusão do crime. Vale lembrar que como os bancos estão acabando com o atendimento humanizado – foram eliminados 6,3 mil empregos em 2023 – muita gente recorre aos aplicativos, mesmo sem muito conhecimento. 
 

Já para 15%, os golpes têm a ver com falhas de segurança das instituições financeiras. O mesmo percentual (15%) creditou à perícia dos estelionatários. A pesquisa consultou 1.700 pessoas com conta em instituições financeiras através de entrevista online, com resposta espontânea, entre 14 de dezembro e 3 de janeiro.