Agências descumprem legislação e são autuadas

Não é raro um cliente ir ao banco e tomar chá de cadeiras nas filas. Com o número de funcionários reduzido, já que as empresas demitem e não contratam, é quase impossível evitar a espera. Por conta do descumprimento da Lei dos 15 minutos, oito agências foram autuadas em Salvador. 

O Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) autuou unidades do Bradesco, Itaú e Santander pelo desrespeito à Lei nº 5.978/2001, que estabelece o prazo máximo de 15 minutos para espera por atendimento nos bancos em dias normais, e até 25 minutos em véspera ou após feriados prolongados.

A autuação das agências aconteceu durante os 10 primeiros dias de dezembro, com base em denúncias feitas por consumidores e enviadas ao Procon, por meio do aplicativo de celular "Procon BA Mobile". 

Quem quiser denunciar também pode enviar e-mail para denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br ou ir à sede do Procon-BA, localizada no centro de Salvador. O consumidor deve apresentar a sua senha de atendimento da agência, carimbada pelo caixa, como forma de comprovação do tempo em que permaneceu na fila.