Uso do cartão de crédito requer atenção

O cartão de crédito é uma das modalidades de pagamentos mais utilizadas no Brasil. São mais de 85,7 milhões de cartões ativos, segundo o Banco Central. No entanto, o dinheiro de plástico deve ser usado corretamente, para evitar prejuízos ao orçamento de casa.
 
Não há regra no BC sobre os percentuais das taxas que podem ser cobrados pelas operadoras. Por isso, pesquisar é a melhor opção. Ficar atento ao que pode ou não ser cobrado também é importante.
 
Apenas cinco serviços podem ser taxados: anuidade, 2ª via do cartão, retirada em espécie na função saque, uso do cartão para pagamento de contas e pedido de avaliação emergencial de limite de crédito.
 
A fatura também requer atenção. O documento deve conter os gastos por cada compra, incluindo as parceladas, indicar as operações contradadas e os valores, além dos encargos cobrados e os juros do mês seguinte, caso seja feito o pagamento mínimo. Desde 2011, o BC determina que seja, no mínimo, de 15% do valor total. 
 
Caso opte por quitar apenas parte da fatura total, o consumidor cai no rotativo do cartão. É ai que mora o perigo, já que os juros são muito elevados. No último balanço, feito em julho, a taxa chegou a 395,3% ao ano.