Home
>
Artigos

O Brasil voltou a sorrir

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, falou sobre a posse do presidente Lula emocionante e históorica para o Brasil.

A posse do presidente Lula foi um momento histórico e emocionante. Depois de um período de trevas, de mentiras, de fake news, de destruição de direitos, de atentados a democracia, de um governo da morte, do ódio, de tentativas de golpe, eis que Lula volta a brilhar e assume os destinos do país. Seu desafio é acabar com a fome, promover o crescimento econômico com distribuição de renda, governar para 115 milhões de pessoas, tendo como centro os direitos humanos, a paz e a justiça social.


A dúvida de quem entregaria a faixa presidencial teve um desfecho sensacional, o ex-presidente não reconheceu a derrota, fugiu para os Estados Unidos e não cumpriu com o seu dever institucional de aceitar o resultado das eleições. Com isso, o presidente Lula ao invés de receber a faixa das mãos de um defensor de milicianos, da proliferação de armas de fogo, de ideias racistas, preconceituosas, machistas, um misógino e desumano, recebeu da verdadeira representação do povo brasileiro.  


Foram eles: Francisco, uma criança da periferia de São Paulo de 10 anos; Aline, catadora, 33 anos; Cacique Raoni, liderança indígena de 90 anos; Weslei metalúrgico do ABC; Murilo, Professor; Jucimara, cozinheira; Ivan Baron, ativista pelas causas da pessoa com deficiência e Flavio artesão. Depois de passar pelas mãos dessa representação, a faixa foi entregue pela catadora Aline ao presidente Lula. A diversidade e a verdadeira essência do povo brasileiro estavam ali representadas. Assim subiu a rampa do palácio do planalto a esperança de um povo sofrido, mas que tem um grande potencial e direito de ser feliz.


O presidente Lula ao se emocionar em vários momentos de seu discurso, mostra sua sensibilidade e seu compromisso com os que mais precisam, de colocar no orçamento os pobres e no imposto de renda os ricos, uma política de valorização do salário mínimo, do trabalho importante dos catadores e de todos que constroem a riqueza deste país. Entende que as pessoas precisam de oportunidade para se libertar do sistema escravocrata, da aporofobia, que trata os seres humanos como objetos descartáveis.


O povo brasileiro volta a sorrir, aqueles que adoeceram durante este período sombrio, vão ter oportunidade de cuidar de sua saúde mental. A população segue em frente com o sonho de uma sociedade com paz e justiça social, sem medo de ser feliz. 


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ