Home
>
Artigos

Prudência, voluntarismos e a “questão” militar

No artigo, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, Paulo Fábio Dantas Neto, falou sobre prudência, voluntarismos e a “questão” militar.

Por Paulo Fábio Dantas Neto

Sobrevivo há oito décadas

No artigo, o frade dominicano, jornalista e escritor Frei Betto detalha os seus 80 anos de vida.

Por Frei Betto

O turismo em cuba é vítima do bloqueio

No artigo, diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, fala sobre o bloqueio econômico a Cuba.

Por Álvaro Gomes

Lula, Bolsonaro e a política externa na campanha presidencial de 2022

No artigo, o professor do Departamento de Ciências Políticas da FFCH-UFBA Jorge Almeida fala sobre a política externa na campanha presidencial de 2022.

Por Jorge Almeida

Kafka e os 10 anos da Lava Jato

No artigo, o cineasta, diretor teatral, poeta e escritor Carlos Pronzato aborda os 10 anos da Lava Jato, o maior escândalo jurídico da História.

Por Carlos Pronzato

EUA dificultam até remédios para Cuba

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ , Álvaro Gomes, faz um balanço da última visita que fez à Cuba, em dezembro de 2023.

Por Álvaro Gomes

60 anos do golpe militar

No artigo, o frade dominicano, jornalista e escritor Frei Betto fala sobre o fato de 2024 o golpe militar de 1964, que suprimiu a democracia brasileira até 1985, completar 60 anos.

Por Frei Betto

Futuro da Caixa passa por pessoas, tecnologia e recursos para investimentos

No artigo, a ex-presidente da Caixa e empregada de carreira do banco, Rita Serrano, faz uma análise sobre o futuro da Caixa a partir do lucro registrado pela empresa.

Por Rita Serrano

Revolução das consciências

No artigo, o escritor Frei Betto analisa o Informe MacBride, que adverte sobre os perigos da monopolização midiática, o poder de alguns veículos de impor um modo de pensar.

Por Frei Betto

O bloqueio econômico a Cuba é criminoso 2 

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, reforçou o fato de o bloqueio econômico a Cuba ser criminoso.

Por Álvaro Gomes

Uma cruz para Julian Assange

No artigo, o cineasta, diretor teatral, poeta, escritor Carlos Pronzato fala sobre o novo julgamento, no Reino Unido, do ativista australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks.

Por Carlos Pronzato

Bloqueio econômico a Cuba é criminoso 

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, falou sobre o fato de o bloqueio econômico a Cuba ser criminoso. 

Por Álvaro Gomes

Lula pede desculpas a Brizola e Darcy e se rende aos Cieps

No artigo, o jornalista e documentarista Beto Almeida falou sobre o pedido de desculpas públicas do presidente Lula a Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, implantadores dos CIEPS.

Por Beto Almeida

Evolução histórica

No artigo, o jornalista, responsável pelo jornal diário O Bancário, Rogaciano Medeiros, aborda o salto que o Brasil dará na afirmação e evolução do Estado democrático de direito, requisito indispensável à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável.

Por Rogaciano Medeiros

Os desafios do Socialismo de CUBA 2

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ ,Álvaro Gomes fala sobre os desafios do socialismo de Cuba 2.

Por Álvaro Gomes

Sistema de sentido e trabalho de base

No artigo, frade dominicano, jornalista e escritor Frei Betto fala sobre os fatores que mobilizam as multidões.

Por Frei Betto

Trunfos da democracia

No artigo, o jornalista Rogaciano Medeiros fala que após o Carnaval o foco será a eleição municipal deste ano, que tem o 1º turno marcado para 6 de outubro e o 2º turno para o dia 27 do mesmo mês.

Por Rogaciano Medeiros

Racismo climático. Miséria sob a tempestade

No artigo, o estudante de comunicação social com jornalismo William Oliveira fala sobre o fato da crise climática e os desastres ambientais serem reflexo da profunda desigualdade enraizada na sociedade.

Por William Oliveira

Sobre educação política

No artigo, frade dominicano, jornalista e escritor Frei Betto analisa amplamente a educação política.

Por Frei Betto

Desafios do socialismo de Cuba

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ ,Álvaro Gomes, fala sobre os desafios do socialismo de Cuba.

Por Álvaro Gomes

Jornal O Bancário

8816 - 19.03.2024

8816 - 19.03.2024

Baixe o PDF

Últimas Notícias

Caixa

Sindicatos contra a criação de subsidiárias das loterias 

As loterias são imprescindíveis para a redução das desigualdades sociais, já que cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias vão para investimentos em saúde, educação e políticas públicas.

Imagem sobre Sindicatos contra a criação de subsidiárias das loterias 
Raça

Trabalho escravo. Chaga social persiste

Com uma média de nove pessoas resgatadas por dia, o Brasil testemunhou um total de 3.240 flagrantes em 2023, o mais alto em 15 anos, segundo dados do Painel Radar Sit. Este aumento drástico de 25% em relação ao ano anterior é resultado do aumento da fiscalização no governo Lula. 

Imagem sobre Trabalho escravo. Chaga social persiste
Saúde

Saúde feminina precisa de atenção

Existe alguns hábitos que podem elevar os riscos de ter a doença como o tabagismo, uso prolongado e sem acompanhamento médico de pílulas anticoncepcionais e início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. 

Imagem sobre Saúde feminina precisa de atenção
Brasil

Desmatamento na Amazônia atinge menor taxa

No ranking de desmate por estados que integram a Amazônia Legal, os estados com maior desmatamento foram Mato Grosso, Roraima e Amazonas, com percentuais entre 32% e 16%, totalizando 152 km² de floresta destruída. O que representa 77% do total da região. 

Imagem sobre Desmatamento na Amazônia atinge menor taxa