Home
>
Artigos

Já é carnaval: invisibilizados fazem a festa

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, fala sobre o trabalho 'invisível' exercido pelos diversos trabalhadores, com destaque para os catadores, ambulantes e cordeiros no Carnaval.

Depois de dois anos sem carnaval em função da pandemia da covid-19, a maior festa popular do mundo volta a acontecer em Salvador, agora em 2023, onde centenas de milhares de pessoas nas ruas se divertem na mais perfeita harmonia, misturadas na beleza da diversidade que constitui a raça humana. Para que tudo isso aconteça existe algo imprescindível, o trabalho exercido pelos diversos trabalhadores, com destaque para os catadores, ambulantes e cordeiros.


A Defensoria Pública da Bahia que atua no carnaval desde 2007 na defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade social este ano traz como tema  “ Ambulantes, catadores(as) e cordeiros (as): valorize quem dá show no carnaval”. Reconhecer o trabalho desse segmento e mais do que isso, desenvolver ações em defesa desses trabalhadores é mais do que justo e necessário.


O trabalho da Defensoria vem no sentido de garantir os direitos das pessoas durante os dias do carnaval da mesma forma que oferece os mais diversos serviços de acesso a justiça durante o ano inteiro. Durante os dias de folia, 120 defensores e servidores estarão atendendo as pessoas em seis locais fixos além da Unidade Móvel de Atendimento (UMA). A sede da instituição passa a ser a Escola Superior da Defensoria-ESDEP, no Canela, onde será um dos pontos de atendimento.


De acordo com a sub defensora geral, recentemente eleita e nomeada Defensora Pública Geral, Firmiane Venancio, a atuação em 2007 se dava na área penal mas posteriormente houve uma ampliação dos atendimentos  “ampliamos a atuação para atender os casos da área não penal porque identificamos a existência de violações graves de direitos humanos que afetam os grupos socialmente vulneráveis”.


Assim a Defensoria vem cada vez mais mostrando sua importância na defesa dos que mais precisam, e este ano ao dedicar o tema aos catadores, ambulantes e cordeiros, invisibilizados por boa parte da sociedade, se mostra sintonizada com as diretrizes do governo federal de valorizar este segmento. Abraça os objetivos da OIT-Organização Internacional do Trabalho e do governo do estado na defesa do trabalho decente.


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ