Home
>
Artigos

O turismo em cuba é vítima do bloqueio

No artigo, diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, fala sobre o bloqueio econômico a Cuba.

O bloqueio econômico a Cuba existe e persiste há 60 anos. A perseguição criminosa dos Estados Unidos não conseguiu seu objetivo que é destruir as conquistas sociais e o socialismo.

 

Cuba resiste e uma das formas de superar as dificuldades na economia foi incentivar o turismo na heroica ilha do Caribe. Neste aspecto, enfrenta dois desafios importantes, as restrições impostas pelo império estadunidense e a difusão de culturas capitalistas carregada de ilusões e muitas fake News.


O turismo em Cuba tem crescido ano a ano. Em 1989 recebeu 270.000 turistas, em 1990 foram 342 mil. Em 1999 já alcançou 1,6 milhão, em 2003 aumentou para 1,9 milhão. Em 2005, o número de turistas que a ilha recebeu já tinha chegado a 2,3 milhões e em 2018 recebeu a visita de 4,6 milhões de turistas internacionais, com uma receita de US$ 2,9 bilhões. Este segmento passou a ser um dos mais importantes da economia cubana (Wikipedia, acessado em 11/03/24).


As diversas medidas implementadas pelo governo Trump dificultaram o turismo que representa cerca de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) cubano. São inúmeras sanções impostas pelo governo estadunidense, entre as quais proibição de transações financeiras, sanções contra navios de cruzeiros que venham para a ilha caribenha (Brasil de Fato, 23/04/23). Segundo o embaixador cubano, Rolando Gomez, em entrevista publicada no Brasil de Fato dia 01/10/2018, Cuba é o único país do mundo que os Estados Unidos proíbem de visitar, as exceções são concedidas apenas aos americanos que conseguem licença estatal.


Apesar das restrições, Cuba deve receber mais de 4 milhões de turistas em 2024. O turismo é muito importante para a economia cubana, mas ao mesmo tempo leva de seus respectivos países a ilusão capitalista potencializada pelas fake News. Assim, torna um grande desafio para o socialismo cubano continuar educando a população no caminho da consolidação do socialismo e da justiça social.


Na última viagem que fiz, em dez/23 e janeiro de 2024, percebi um nível de descontentamento entre alguns cubanos, alimentados por ilusões e fake News. O desafio é muito grande diante de uma situação econômica difícil misturada com muitas mentiras espalhadas pelos capitalistas principalmente dos Estados Unidos, mas Cuba resistirá.


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ