Home
>
Artigos

É preciso enfrentar as mentiras e os crimes virtuais em Cuba

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, analisa a necessidade do enfrentamento das mentiras e os crimes virtuais em Cuba.

A situação econômica, social e política de Cuba de fato não é fácil. Desde a revolução cubana, a população enfrenta muitas dificuldades, principalmente um bloqueio econômico promovido pelos Estados Unidos, causando um prejuízo de bilhões de dólares ao país e sofrimento ao povo. Além disso, Cuba enfrentou a “queda do leste europeu”, em 1989, e atualmente enfrenta as fakes news espalhadas pelo país.


Embora a consciência política da população seja muito forte, é fato que as mentiras espalhadas no país interferem no modo de pensar das pessoas. As manifestações de 2021 tiveram um forte impulsionador: as redes sociais. Diferentemente do que a direita espalha de que lá há falta de liberdade, as pessoas utilizam a internet livremente, embora haja dificuldades tecnológicas, inclusive em função do bloqueio dos EUA.


Quando eu estava lá, em janeiro de 2024, o meu “zap” travou. Passaram dois dias e continuava travado. Desinstalei o aplicativo para tentar resolver o problema, quando tentei reinstalar, vinha uma mensagem de que, a app store, não atuava na região. Quando cheguei em Lima, Peru, consegui reinstalar. 
Em Cuba não há restrição de utilização de internet ou redes socais. Há alguma dificuldade nos serviços de internet, que tem a ver com o desenvolvimento tecnológico, e que também neste campo há bloqueio. 


O desafio, entretanto, além das questões políticas, econômicas e sociais, é enfrentar as mentiras espalhadas pelas redes sociais, que, em nome da liberdade, graves crimes são cometidos, e como bem registra Byung-Chul Han, “Estamos hoje, aprisionados em uma caverna digital, supondo estarmos em liberdade”. Acrescenta ele que os prisioneiros da caverna platônica estão inebriados pelas imagens mítico-narrativas, enquanto a caverna digital nos mantêm aprisionados em informações, onde a luz da verdade está completamente extinta (Infocracia, pag. 106).


Está assim no mundo inteiro. As redes sociais desregulamentadas criam realidades paralelas e comprometem as democracias. Cuba precisa manter o socialismo e não pode permitir o cometimento de crimes sejam virtuais ou reais. As dificuldades de Cuba são reais, mas as saídas são possíveis e seguramente o caminho não será se submeter ao imperialismo. 


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ