Assembleia, quarta, às 18h, analisa propostas

Após a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e os bancos públicos apresentarem uma nova proposta ao Comando Nacional dos Bancários, na madrugada de domingo (26/08), o Sindicato da Bahia convoca todos os trabalhadores da base para a assembleia, que acontece nesta quarta-feira (29/08), às 18h, no Ginásio de Esporte, ladeira dos Aflitos.

Na ocasião, a categoria avalia as cláusulas oferecidas pelos bancos. Além do reajuste de 5% para os salários e demais verbas, o que corresponde a aumento real de 1,18%, a proposta mantém os direitos da atual CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

Importante destacar que os benefícios corriam risco com a nova legislação trabalhista. A Federação, inclusive, tentou retirar algumas conquistas da CCT, posicionamento seguido pelas direções dos bancos públicos. Mas, a mobilização da categoria fez as empresas recuarem.

Diante do cenário difícil, resultado da política de austeridade que impõe perdas aos brasileiros, o Comando Nacional orienta a aprovação da proposta. No entanto, a decisão está nas mãos dos trabalhadores, que devem participar em peso da assembleia.