BNB também apresenta proposta com avanços

Enfim, após seis rodadas de negociação, o Banco do Nordeste apresentou proposta garantindo todos os direitos conquistados no acordo coletivo e alguns avanços.

A direção da instituição também vai seguir o que foi oferecido pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) referente ao reajuste salarial, benefícios e piso. O Comando Nacional orienta a aprovação da proposta na assembleia desta quarta-feira (29/08), que em Salvador acontece no Ginásio de Esporte, Ladeira dos Aflitos, a partir das 18h.

O BNB ainda confirmou, na reunião desta segunda-feira (27/08), que vai realizar o concurso público neste ano para os níveis médio e superior (tecnologia da informação). 

Em relação à PLR (Participação nos Lucros e Resultados), a instituição seguirá o módulo da Fenaban. Fica garantido também o percentual de 3% linear a título de PLR Social. O limite dos valores será 25% do destinado à distribuição dos dividendos do exercício. Sobre ao adiantamento da PLR, será antecipado 50% do valor em 20 de setembro. 

Outro avanço foi que o banco concordou foi o aumento do valor das diárias a serviço no percentual de 22,79%. Em relação às férias, o funcionário poderá escolher o fracionamento em até três períodos e os com idade superior a 50 anos será permitido o parcelamento e a antecipação das férias.

Em relação ao adiantamento emergencial para afastados por licença de saúde, a proposta do BNB prevê o aumento de 80% para 100%, sem que seja descontado os casos que forem indeferidos pelo INSS. Ainda foi proposto o seguro de vida em grupo de acordo com a Fenaban. A empresa ainda se comprometeu em aderir ao programa de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho.

Principais itens da proposta do BNB

- Segue a Fenaban: reajuste salarial, benefícios, piso, seguro de vida em grupo, PLR, adiantamento da PLR, protocolo para prevenção de conflitos no ambiente de trabalho, 13ª Cesta Alimentação e auxílio funeral
- Licença para acompanhamento de filho menor de 14 anos ao médico: flexibilidade do atual modelo para até 16h, dependendo da jornada do funcionário
- Adiantamento emergencial para afastados por licença-saúde: aumento de 80% para 100%
- Diárias a serviço: elevação de 22,79% para diárias a serviço e de treinamento
- Realização de dois concursos públicos, nível médio e superior
- Parcelamento facultativo de férias em até três períodos
- Prorrogação de expediente para funcionários com mais de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens)
- Ampliação facultativa para 10 meses do prazo para pagamento retroativo da Camed

Últimas notícias