Vender as empresas estatais não é a solução

Ao contrário do que defendem os liberais brasileiros, as estatais são essenciais para o desenvolvimento do país. Portanto, vendê-las não é a solução. Até os Estados Unidos, um exemplo para milhões, têm empresas públicas fortes, com importante papel social.

É o caso Farm Credit System, muito mais do que um banco. A estatal tem um sistema de crédito agrícola que movimenta cerca de US$ 191 bilhões por ano. Outro gigante é o Export-Import Bank of the United States. O banco subsidia exportações norte-americanas, inclusive com linhas de crédito especial para pequenas empresas.

Mas, no Brasil, os liberais acham que tem de privatizar toda a riqueza nacional. Na lista, bancos como Caixa e BB, que tiveram forte atuação durante a crise financeira internacional, com a oferta de crédito acessível à população e ao setor produtivo. 

Não é só isso. As estatais também viabilizam investimentos que não interessam ao capital privado e oferecem serviços vitais para o bem estar da população e para a soberania nacional.