Suspensão do atendimento presencial em cidades da BA

Após pressão do movimento sindical, prefeituras de diversas cidades do interior da Bahia determinaram a suspensão do atendimento presencial nas agências bancárias. Em Salvador e nas outros municípios, o Sindicato continua pressionando os prefeitos e o governador.


O movimento sindical luta para que todas as agências do Estado e também do Brasil tenham o atendimento ao público suspenso, garantindo o atendimento nos casos excepcionais. Esta é uma das formas de reduzir a proliferação do novo coronavírus nas agências e também na população, visto que a doença é de fácil transmissão.


“Os presidentes e presidentas dos sindicatos tem feito um esforço gigantesco, com um olhar social e também um olhar de cuidado com a categoria bancária, estagiários, vigilantes e serviços gerais, pessoas que trabalham nas agências além da população. Ainda não é um número expressivo em relação ao número de municípios da Bahia e Sergipe, mas já estimula que outras decisões sejam tomadas”, segundo o presidente da Feebbase, Hermelino Neto.


Vale ressaltar que o autoatendimento continuará funcionando de forma contingenciada, assegurando a saúde dos clientes.


O presidente dos Sindicatos dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, afirma que o movimento sindical ainda está em diálogo para liberar o maior número de funcionários possível. “Os grupos de risco já foram liberado. Quem pode ir para o teletrabalho também. Estamos estimulando que as agências no mínimo estabeleçam rodízio, para liberar o máximo de funcionários e limitem o funcionamento das salas de autoatendimento, inclusive com redução de horário, para que os funcionários fiquem nas agências o menor tempo possível”, completou.


O presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê, Carlos Alberto, informa: “O Sindicato conseguiu um acordo importante com os prefeitos da região de Irecê, que garantiu o modelo de atendimento contingenciado e a suspensão do atendimento presencial nas agências. Foi um bom acordo porque não abandona o atendimento à população mas preserva a saúde dos bancário e clientes”.

Confira a lista das cidades:
1.América Dourada
2.Barra do Mendes
3.Barro Alto
4.Cafarnaum
5.Canarana
6.Central
7.Ibipeba
8.Ibititá
9.Irecê
10.Itaguaçu da Bahia
11.João Dourado
12.Jussara
13.Lapão
14.Morro do Chapéu
15.Presidente Dutra
16.São Gabriel
17.Uibaí
18.Barra
19.Xique-Xique
20.Ilhéus
21.Una
22.Ubaitaba
23.Camamu
24.Canavieiras
25.Itacaré
26.Jacobina
27.Mundo Novo
28.Mairi
29.Caen
30.Pindobaçu
31.Saúde
32.Miguel Calmon
33.Piritiba
34.Capim Grosso
35.Porto Seguro
36.Juazeiro
37.Barreiras
38.Itabuna
39.Itajuipe
40.Quaraci
41.Camaca
42.Ibicaraí
43.Cidade de Propriá

 

Fonte: FEEBBASE