Falta água em um de cada dez domicílios brasileiros

Uma das recomendações para impedir o contágio pelo novo coronavírus é lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia. Mas, essa que parece ser uma rotina simples de higienização é impossível para muitos brasileiros. Em um de cada 10 domicílios, com acesso à rede de distribuição, falta água pelo menos uma vez na semana.


Os dados são da Pnad Contínua 2019 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o levantamento, falta água em 6 milhões de lares. 


Em 85,5% das casas no Brasil, a principal fonte de abastecimento de água é a rede geral de distribuição. O grande problema é que em cerca de 5% desses domicílios, a rede está disponível de quatro a seis dias na semana. Em outros 5%, a disponibilidade é de um a três dias.

A diferença regional chama atenção. No Norte, o percentual de domicílios com a rede de distribuição como principal forma de abastecimento de água é 58,8%. Por outro lado, o do Sudeste é 92,3%. Os retratos da desigualdade do Brasil.