Alta da violência marca 14 anos de Maria da Penha

Não há nada a comemorar nos 14 anos da Lei Maria da Penha, que protege mulheres de violência doméstica e familiar. Nesta sexta-feira (07/08), a legislação completa 14 anos, sendo marcada pelo aumento considerável de denúncias de violência desde março, quando foi decretada a pandemia do coronavírus.


O isolamento social, em decorrência da Covid-19, incitou relações que já eram desrespeitosas e desiguais entre pessoas do mesmo convívio. Segundo os dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos houve um crescimento de 13,35% em fevereiro, 17,89% março, 37,58% em abril, em comparação aos mesmos meses de 2019.


Principal causa do feminicidio, a violência doméstica e familiar atinge não só o Brasil, mas todo o mundo. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), 17,8% das mulheres do mundo sofreram algum tipo de violência física ou sexual no ano de 2019.


A lei contra violência doméstica foi criada em 2006 e homenageia a farmacêutica Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido e ficou paraplégica. A legislação criou mecanismos que possam prevenir e coibir a violência e são considerados crimes qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Para denunciar ligue para o número 180.