Bradesco anuncia fechamento de mais 1.100 agências 

Enquanto coloca nos cofres o lucro líquido recorrente de R$ 12,657 bilhões em nove meses, sendo R$ 5,031 bilhões, registrado no terceiro trimestre, o Bradesco fechou 372 agências em igual período. Mas, a ganância dos banqueiros é ainda maior. O banco anunciou que serão fechadas 1.100 agências até o final do ano. 


O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, disse que o corte faz parte do plano de reestruturação de despesas da empresa. Tudo em nome do dinheiro. Do total, 400 são espaços físicos que serão fechados e as outras 700 serão incorporadas e transformadas em unidades de negócios, que possuem um custo de 30% a 40% menor do que as agências, por não terem gastos como de vigilante e carro forte.


Ainda tem mais. Para ele, trabalhador é ‘mato alto’ e precisa ser cortado. Pelas demissões, isso já ficou evidente. Ultrapassam 1,5 mil desde o início da pandemia. No final de setembro, o Bradesco tinha 95.934 funcionários. Número que pode cair ainda mais porque a empresa negou a reivindicação do movimento sindical de suspender as demissões. 


Apesar da intransigência do Bradesco, o Sindicato dos Bancários da Bahia segue firme na campanha nacional que pede o fim dos desligamentos. O banco não passa por crise, muito pelo contrário, recebeu ajuda financeira do governo no início da pandemia. Não faz sentido demitir.