Caixa não quer pagar custeio do plano Não Saldado

A postura adotada pela direção da Funcef e da Caixa prejudica os mais de 5 mil participantes do Reg/Replan Não Saldado, que sofrem com a diferença na faixa de contribuição e com a base de contribuição.  


O assistindo, com remuneração a partir de 1 teto do INSS (R$ 6.101,06), recolhe 24,34% para o equacionamento 2015, mas a patrocinadora recolhe 17,18% para o equacionamento 2016, 17,87% assistido, e 10,93%, patrocinadora. Além da diferença na tabela, o parecer atuarial de 2019 dá a entender que a base de contribuição da Caixa é sobre a folha de pagamentos dos empregados vinculados a esse plano. 


Como se não bastasse, o plano ainda sente o impacto da CGPAR 25, sobre a quebra de paridade e os ativos são alvos de planos de demissão voluntária e, consequentemente, candidatos à aposentadoria.


O objetivo da direção da Caixa é tentar se livrar do custeio do plano, deixando os participantes desassistidos. Com a implementação da CGPAR 25, os participantes estarão se preparando para a descaracterização total do plano.