SBBA denuncia filas nas agências bancárias

Com mais de 12 mil trabalhadores demitidos somente no ano passado, em meio à pandemia do coronavírus, o resultado não poderia ser diferente: filas intermináveis nas agências diariamente. O Sindicato dos Bancários da Bahia tem denunciado na mídia a atitude dos bancos, que prejudica milhares de clientes e sobrecarrega funcionários com uma demanda exacerbada de trabalho.


Em entrevista, o presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, apresentou os dados do Caged. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram fechados mais de 400 postos de trabalho na Bahia em 2020. A consequência da ação é o adoecimento de bancários, vigilantes e prestadores de serviços por conta do aumento da demanda.


Para Augusto Vasconcelos, “é necessário que os bancos, que lucraram mais de R$ 53 bilhões em nove meses, entendam que o atendimento à população depende das contratações. Existem vários aprovados em concursos para os bancos públicos e diversos outros em cadastro reserva nos bancos privados, e que não foram contratados, prejudicando a todos”.


Desde o início da pandemia do Covid-19, o Sindicato vem buscando soluções para que trabalhadores e clientes estivessem protegidos. Foram estabelecidas medidas de segurança para que o atendimento fosse mantido e solicitado que não houvesse demissões na categoria. Mas, a ganância dos bancos impera, com milhares de desligamentos e fechamento de agências, causando aglomerações, sendo um risco maior de contaminação para todos.