Intenção de golpes virtuais avançaram 400%

Por conta do uso mais intenso da internet durante a quarentena, as tentativas de fraudes e golpes virtuais também dispararam. Segundo as informações da empresa especializada em segurança digital, Apura Cybersecurity Intelligence, em 2020, houve uma alta de 394% nas ameaças eletrônicas, na comparação com 2019.


Este ano, com a entrada do 5G e do Pix, o novo sistema de pagamentos, os usuários devem ter mais atenção para não serem fraudados. A empresa ainda divulgou um relatório que contabiliza vazamentos de 958 mil CPFs, 592 mil cartões internacionais, 262 mil cartões nacionais e 220 milhões de credenciais de acesso, como senhas. Ao todo, foram 272 milhões de ameaças apontadas.


Os especialistas temem que com o avanço da tecnologia do 5G, o mundo do cibercrime se torne mais especializado, com mecanismos para fraudes. Com o advento, a quantidade de pessoas e de dispositivos conectados à internet irá aumentar, assim como equipamentos inteligentes para automatização de casas com acesso à rede.


O Brasil durante a pandemia se consolidou como um dos países com mais ocorrências de phishing no mundo. O crime consiste na tentativa de enganar as pessoas para que elas compartilhem dados confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito. Os usuários devem estar atentos a e-mails e mensagens com links maliciosos falsamente atribuídos a grandes organizações para não caírem em golpes virtuais.