Notícia

[Comando debate ações em defesa do BB e balanço dos bancos ]

Comando debate ações em defesa do BB e balanço dos bancos 

Postado dia: 23/02/2021 - 16:16

A reestruturação no Banco do Brasil e os balanços do Itaú, Bradesco, BB e Santander, referentes ao ano de 2020, foram objeto de debate em reunião do Comando Nacional dos Bancários, realizada nesta segunda-feira (22/02), por videoconferência. 


Os dirigentes sindicais avaliaram como positivas as ações desenvolvidas até o momento em defesa do BB. Desde o anúncio da reestruturação, foram realizadas plenárias, assembleias, ações jurídicas, protestos e dois dias de paralisação.


Na reunião, Comando ainda definiu um calendário de mobilização. Nesta quinta-feira (25/02), acontece um tuitaço contra a privatização do BB. Também devem ocorrer plenárias conjuntas com funcionários de outras estatais, diálogo com a sociedade e a ampliação dos contatos com atores políticos para evitar o fechamento de agências.

 

Balanços


Os balanços das empresas revelam redução do emprego e das agências. Os quatro bancos fecharam 10.263 postos de trabalho em 2020 e 11.273 somente durante a pandemia. No período, 1.375 unidades encerraram as atividades. O número pode ser ainda maior, uma vez que a Caixa ainda não divulgou os resultados.