Covid-19 rouba expectativa de vida dos brasileiros

Como mais um efeito da pandemia do coronavírus, a expectativa de vida da população brasileira pode diminuir em até dois anos. Segundo pesquisa de universidades dos Estados Unidos e Brasil, o índice crescia sem parar desde 1945, aumentando cinco meses a cada ano, apontando para uma melhoria nas condições básicas de vida, que aumentava a longevidade da população.


O quadro foi revertido em 2020, ano em que 195 mil brasileiros morreram por Covid-19. A estimativa era de que o índice chegasse a 77 anos em 2020, mas devido à pandemia, ficou em 75 anos, sendo que em alguns estados, como Distrito Federal, Amazonas, Amapá, Roraima e Espírito Santo, a redução foi maior ainda com três anos a menos.
 

A pesquisa mediu o impacto direto das mortes por Covid-19 na demografia brasileira, quando foi possível concluir que a mortalidade pela doença no país tem sido catastrófica. Segundo os pesquisadores, a estimativa foi extremamente conservadora, já que o cálculo para o estudo considerou apenas os óbitos por Covid-19, sem mencionar o excesso de mortalidade observado no Brasil, que é muito maior do que só os óbitos pela doença.
 

O colapso do sistema de saúde, e a falta de gestão central da pandemia justificam o excedente de mortes no país, que já vitimou quase 360 mil pessoas. A pesquisa ainda concluiu que o Brasil vai estar entre os países com maior redução do índice de expectativa de vida pelo descontrole do coronavírus.